Agricultura Familiar

O mês de junho chegou e com ele todas as cores, aromas e sabores dos festejos juninos. É milho, amendoim, laranja, mandioca ou aipim e outros ingredientes da agricultura familiar, que dão cor e sabor às mesas de milhares de baianos e também são base para deliciosas receitas, como bolos, pamonhas, canjicas, mingaus, quentão e licores.  E este ano, as festas serão ainda mais fartas.

povos e comunidades tradicionais

O sorriso largo no rosto denunciava a felicidade dos moradores da Comunidade Quilombola Povoado de Ramos, no município de Presidente Dutra, Território de Identidade Irecê, que receberam, neste sábado (01/06), do Governo do Estado, o Título de Domínio de Terra.

Transversalidade

A importância da integração das ações do Estado  em favor dos municípios do interior foi uma das pautas da plenária do Conselho Estadual das Cidades da Bahia (Concidades), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur). O evento aconteceu nesta sexta-feira (17), no auditório da Sedur, em Salvador.

Regularização Fundiária

Cerca de 300 famílias de agricultores familiares, do município de Correntina, Território de Identidade Bacia do Rio Corrente, estão tendo seus imóveis rurais georreferenciados. Nesta etapa, é possível identificar e definir em campo os limites de cada imóvel, que resultará na emissão do título de terra.

Regularização Fundiária

Experiência de atuação do executivo e do judiciário nas questões fundiárias mais relevantes no Estado. Esse foi tema da apresentação da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), durante a 2ª Reunião do Fórum Fundiário dos Corregedores Gerais da Justiça do Matopiba. O encontro aconteceu na sala do Tribunal Pleno, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ/Ba).

regularização fundiária

Na Bahia, a regularização fundiária garante aos projetos de energia eólica a participação nos leilões de energia e a comercialização no mercado livre. De 2016 a 2018, o Governo do Estado emitiu cerca de 200 títulos de terras e mais de 110 áreas arrecadadas em 16 municípios, o que beneficiou sete empresas que atuam neste segmento. Outros 277 processos estão em tramitação.

Diálogo

Temas como desenvolvimento socioambiental e econômico, água, saúde, educação, segurança, esporte e infraestrutura, estão entre os itens da pauta das famílias acampadas e assentadas da reforma agrária, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST),  para o ano de 2019, debatida, nesta terça-feira (16), com representantes das diversas secretarias e órgãos do Governo do Estado, durante reunião realizada no Instituto Anísio Tei

Desenvolvimento Rural

Os agricultores familiares de Morro do Chapéu, Território Chapada Diamantina, comemoram, nesta segunda-feira (15), com o governador Rui Costa, a 500ª viagem dele ao interior baiano, com entregas e anúncios para o desenvolvimento rural da região.

Capacitação

Colaboradores da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), participaram, nesta sexta-feira (05), da cerimônia de encerramento da VII edição do Curso de Operador de Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (CORPAS), da Polícia Militar da Bahia (PMBA). O evento aconteceu no Hangar do Grupamento Aéreo (GRAER), em Salvador.

Crédito Fundiário

Representantes dos movimentos sociais e de entidades governamentais e não governamentais conheceram, nesta quinta-feira (04), as novas condições de acesso ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).