Data
Termos
Capacitação

A Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realizou nestes dias 15 e 16, no auditório da CDA, em Salvador, uma oficina de capacitação sobre o Sistema de Gestão Territorial (SGT), com as equipes técnicas das instituições selecionadas na chamada pública voltada à Regularização Fundiária de Áreas Coletivas de Comunidades de Fundo e Fecho de Pasto.

O SGT é utilizado para agrupar informações de georreferenciamento dos imóveis, permitindo o armazenamento de dados literais e geográficos, possibilitando, posteriormente, a impressão dos títulos.

“A capacitação proporcionou um nivelamento de conhecimento para padronização das peças técnicas decorrentes do georreferenciamento dos fundos de pasto. Por serem produzidos diretamente no SGT, os polígonos das áreas coletivas, gerados a partir do trabalho das entidades, serão incorporados diretamente no banco de dados geográficos da CDA, o que possibilitará realizar, de forma ágil, a análise e instrução processual para a regularização fundiária”, explicou Victor Fernandes, coordenador de Ação Fundiária, da CDA/SDR.

Marcos Almeida Bispo, coordenador do Centro de Assessoria do Assoruá (CAA), instituição parceira na execução do projeto, destacou que nestes dois dias os conhecimentos a cerca deste sistema que é utilizado pela CDA foram ampliados: “É fundamental conhecê-lo para que o nosso trabalho não seja prejudicado”.

Chamada Pública - O Projeto de Regularização Fundiária em Áreas Coletivas de Comunidades de Fundo e Fecho de Pasto, integra o projeto Bahia Mais Forte, Terra Legal, que beneficiará mais de 100 Comunidades de Fundo e Fecho de Pasto, com foco na identificação e demarcação dos seus territórios.

A ação é executada pela SDR, por meio da CDA, em parceria com a Secretaria da Promoção e Igualdade Racial (Sepromi), e envolve um total de R$ 3,7 milhões em recursos, assegurados pelo Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia.

 

Fotos : Mariana Miranda