Data
Termos
Regularização Fundiária

A importância do Georreferenciamento e do Cadastro Territorial como ferramentas para garantir o êxito dos processos de Regularização Fundiária foi tema, nesta quinta-feira (21), de mesa redonda que integrou a programação do Congresso Virtual da Universidade Federal da Bahia 2020 (UFBA). 

 

Victor Fernandes, coordenador de Ação Fundiária, da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), contribuiu com o debate abordando os aspectos gerenciais e operacionais da regularização fundiária no Estado da Bahia:  "Enfatizamos as principais ações que a CDA vem realizando para ampliar a regularização fundiária de terras devolutas no Estado. Dentre elas, podemos destacar a parceria com a UFBA para reformulação e modernização do cadastro estadual de terras, que está em fase final de elaboração. Com um cadastro que agrega os conceitos e tecnologias mais modernas, teremos agilidade e rigor técnico na identificação das ocupações em terras devolutas, possibilitando a emissão do título num prazo mais curto".

 

Camilla Batista, coordenadora executiva  da CDA/SDR, ressaltou que "a troca de olhares e experiências sobre a temática da Regularização Fundiária neste Congresso, assim como as parcerias  estabelecidas para o êxito dos nossos trabalhos, a exemplo da que foi firmada com a UFBA, viabiliza a ampliação das ações de regularização fundiária em toda Bahia".

 

O coordenador de Ação Fundiária da CDA/SDR, Victor Fernandes, também participou da mesa redonda intitulada "Mercado de Trabalho do Engenheiro Agrimensor e Cartográfo". Ele explica que “inevitavelmente o Estado, por meio  da implementação das políticas públicas de regularização fundiária, é um dos maiores nichos de mercado para o Engenheiro Agrimensor e o Cartógrafo, porém, nesse processo, a própria CDA tem cobrado, tanto para o seu corpo de servidores, como para os profissionais terceirizados responsáveis pelos trabalhos técnicos, uma visão mais ampla, que demanda conhecimento aprofundado da legislação e das geotecnologias mais atuais. Não há mais espaço para o profissional que se limita apenas a medir um imóvel”. 

 

Mais informações - O Congresso Virtual da UFBA segue até o dia 29/05 e é possível acompanhá-lo acessando os endereços: youtube.com/tvufba ou facebook.com/congressoufba. O Congresso, que está sendo transmitido por meio de plataformas digitais por conta da pandemia do Covid-19, busca proporcionar à comunidade universitária um espaço de encontro e demonstração pública da vitalidade de sua pesquisa, ensino e extensão, contemplando também a livre expressão de suas artes e o exercício de sua capacidade de reflexão crítica sobre a atual conjuntura.